Geografia

Darcy Ribeiro- “Matriz Tupi” - 01° Capítulo


Esse video é totalmente dedicado aos povos indígenas que habitavam o Brasil antes da invasão europeia. Mostra como eles viviam, aonde moravam, seus costumes e etc. Contém cenas históricas, em forma de videos e fotos ainda preto e branco.  

Darcy Ribeiro- “Matriz Lusa” - 02° Capítulo 

          

    Neste segundo capítulo mostra como era a vida do povo de Portugal. Portugal era um povo bem avançado, conhecimento de várias coisas. Tinha cultura moura judaica e latina, mas a que pegava mesmo era a judaica. Mostra também a 1° festa do Espirito Santo, pegavam um menino, que era levado para a igreja e lá ele era coroado como o Rei do mundo e em comemoração serviam um banquete para todos que passassem por perto. 

Darcy Ribeiro- “Matriz Afro” - 03° Capítulo


     Mostra como era a vida, dos primeiros povos Africanos a serem trazidos para o Brasil. Os Africanos veio de vários lugares como da Angola, do Congo, da Nigéria, do Moçambique e Daomé . 

Darcy Ribeiro- "Encontros e Desencontros" - 04° Capítulo

 

 As três matrizes se encontram, no que a Darcy chama uma cultura de retalhos, cultural de gentes, fusão genética e espiritual “que nos plasmou como povo mestiço. No primeiro ato, portugueses, índios e índias diferentes povos, de diferentes línguas, forçados o uso do português e à aculturação, para se submeterem. No segundo ato, começa a existir a escravidão, aonde as mulheres são forçadas a fazer sexo com os portugueses. 

Darcy Ribeiro- "Brasil Crioulo" - 05° Capítulo


 Fala dos 12 milhões de escravos trazidos da África, dos quais metade morreu, e dos seis milhões que sobreviveram. Que fizeram a fortuna do  Brasil colonial com a aristocracia do açúcar. A beleza da cultura foi tão forte que conseguiu impor valores num processo de mestiçagem.

Darcy Ribeiro- "Brasil Sertanejo" - 06° Capítulo

   
 Mostra a visão do Nordeste. Mostra como eles falavam sobre sua vida em forma de música sertaneja, como por exemplo: da cana, do gado, dos cangaceiros se opondo à violência dos coronéis, do sebastianismo, da riqueza das culturas, da terra rachada, dos animais mortos, da alegria do povo.

Darcy Ribeiro- "Brasil Caipira" - 07° Capítulo 


 Fala da mistura entre portugueses e índios inicial, dos bandeirantes indo para o interior, as gerais e a febre do ouro, da mistura com a matriz afro. Quando o ouro acaba habitantes da área rural começarão a ir para grandes cidades, para a degradação e a marginalização das periferias. 

Darcy Ribeiro- "Brasil Sulino" - 08° Capítulo


  O encontro dos jesuítas com os povos indígenas, na busca da “Terra sem Males”. Para juntar a conquista espiritual à territorial, constrói-se uma das mais violentas estratégias de lavagem cerebral, a ponto de torná-los incapazes até mesmo de se defenderem. Desses índios desaculturados, saiu o que chamamos de peão.

Darcy Ribeiro- "Brasil Caboclo" - 09° Capítulo 


     Mostra como a Amazônia foi destruídas, em nome do tal  desenvolvimento. De um desenvolvimento que na verdade se iniciou durante a ditadura militar, quando a Amazônia começou a ser cortada por estradas e loteada para grupos internacionais, expulsando povos indígenas e comunidades tradicionais.


         Darcy Ribeiro- "O Povo Brasileiro"- 10° Capítulo 

                                             

  Um grande mosaico: do preto e branco ao colorido das imagens. Relembrando a história do Brasil que foi dilacerada por conflitos e entrechoques – da Guerra dos Cabanos, na qual 100 mil caboclos morreram, a Palmares, Canudos, sem esquecer as Missões, muitos dos quais continuam ainda latentes. Fica a reafirmação de que a invenção do Brasil prossegue – genética, técnica e simbólica. Eduardo Gianetti aponta, como exemplo de um País que não deu certo, as desigualdades sociais. A fala final de Darcy, entretanto, é mais otimista, lançando a todos nós o desafio de construir o Brasil que nós queremos!

*********************************************************************************

A imagem acima mostra o crescimento das redes urbanas. Mostra que as atividades econômicas aumentaram, tais como as indústrias e os comércios.



Essa imagem mostra como São Paulo cresceu rapidamente. Com isso as cidades próximas acabaram se tornando parte de São Paulo, sem ao menos perceber. 


Já aqui podemos perceber o sarcasmo desta imagem. Mostra como as pessoas não pensam na melhoria da cidade, mais sim, em como elas querem ver a cidade aumentar, sem ao menos pensar se isso iria prejudicar a cidade ou não. Podemos perceber que aumentando a cidade, os problemas aumentaram, como: acidentes, assaltos, o uso de drogas e etc. 


2 comentários: